
Porque você deveria considerar fazer pausas na sua rotina de trabalho
VIRANDO A MESA
Porque você deveria considerar fazer pausas na sua rotina de trabalho


No clássico livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, há uma passagem em que Alice retorna ao fantástico Mundo Subterrâneo e viaja de volta no tempo para salvar o Chapeleiro Maluco.
Ela precisava falar com a rainha vermelha que corria sem parar. Para conversarem, então, Alice precisava correr com ela, até que ela nota que a paisagem ao redor não mudava, não importava o quanto corressem.
E ela diz a seguinte frase que resume o princípio: "É preciso todo o esforço possível para ficar no mesmo lugar".

Conectando essa passagem com as nossas carreiras, pense na sua rotina de trabalho no último ano, você sentiu que estava correndo cada vez mais rápido apenas para permanecer no lugar?
- Frequentemente respondia que estava ocupado trabalhando em algum projeto, que tinha uma reunião atrás de outra…
Provavelmente sim. E isso tem um motivo: fomos condicionados a pensar que tempo livre é um problema na nossa rotina, quando, na verdade, o tempo livre traz inúmeros benefícios.
Em 1980, o fundador da Microsoft, Bill Gates, começou algo que chamou de Think Week, uma semana dedicada exclusivamente à leitura, ao aprendizado e ao pensamento.
Bill mantém até hoje essa tradição, isolando-se em um local distante e remoto e desligando-se de todas as suas comunicações.
Para ele, "a Think Week é um momento de sair das demandas diárias do meu trabalho e realmente focar no panorama geral."
O ritual foi tão importante que chegou até às empresas de tecnologia. No Google, por exemplo, há momentos em que o pessoal pode simplesmente reservar um espaço na sua agenda para pensar.
- Inclusive, existem espaços pensados para isso na arquitetura do escritório, o que eles chamam de thinking time. Aprofunde aqui.
Não estamos dizendo que você precisa fazer com Bill e tirar uma semana para fazer esse exercício. Na prática, podemos fazer pequenas pausas durante a semana e usar esses momentos.
O CEO da Michael Page Brasil, Ricardo Basaglia, tem uma estratégia para isso. A cada 15 dias, ele faz uma pausa em sua rotina, visita uma cafeteria, e analisa como foram as duas semanas passadas.
Bottom line é: A quantidade de horas e a frequência são de pouca importância, apenas não deixe que a sua rotina de trabalho impeça com que você tenha momentos para parar e refletir.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se